Abertura de empresa: Como se preparar para o pós-crise – Status Contábil

Abertura de empresa: Como se preparar para o pós-crise

Por mais desafiador que o cenário atual esteja, há muitos motivos para crer que depois dessa crise causada pela pandemia do Covid-19, o empreendedorismo vai crescer muito. Esse momento trouxe muitos aprendizados, tanto para os donos de negócios que tiveram que se reinventar com criatividade e coragem para superar os problemas, quanto para os futuros empreendedores que tiveram que alinhar seus planos de negócios a um novo formato mais condizente com o momento atual.

Para quem está começando um novo negócio, agora é o momento de apostar no seu diferencial, fazer um bom planejamento, investir nos estudos e acompanhar o mercado sem medo de fazer diferente. Quais são os pontos que empreendedores de primeira viagem devem ficar atentos e usar a seu favor na hora de abrir sua empresa?


Uso da tecnologia

Mesmo se a operação do seu negócio não tiver nada ver com a internet, a tecnologia digital certamente é essencial, ela facilita e dá praticidade e economia a outras áreas de sua empresa.

A tecnologia oferece uma série de facilidades — trabalho remoto, contato para formar parcerias, ferramentas de gestão e inúmeros canais de divulgação que são essenciais para qualquer empreendimento nos dias de hoje.


Estude seu mercado

Saber mais sobre onde você vai atuar parece óbvio, mas é um erro que muitos empreendedores cometem: eles enxergam uma oportunidade e abrem a empresa, sem ver antes se já há concorrentes ou consumidores, por exemplo. Pesquisa é uma das chaves para o sucesso do seu negócio.


Gestão e fluxo de caixa

Esses dois pontos sempre foram elementos fundamentais para o sucesso de qualquer negócio, mas é inegável que depois desse cenário inesperado de pandemia, as empresas vão ter uma visão muito mais cuidadosa de reserva.

Para ter controle do seu negócio é imprescindível se ter uma boa gestão financeira, tenha controle dos gastos e somente faça investimentos dentro da sua capacidade de pagamento.


Inove

Um ponto muito relacionado com a criatividade, e que está presente em todo empreendedor de sucesso, é a atitude inovadora. Com a pandemia surgiram novas necessidades dos clientes, o que acaba criando oportunidades de inovação para os negócios. Fique atento às mudanças de comportamento e consumo dentro dessa nova realidade.


Pense no seu cliente

O sucesso do seu empreendimento está diretamente ligado a relevância do problema e da solução que você irá disponibilizar para o seu cliente. É necessário analisar toda a jornada que seu consumidor fará até o produto ou serviço.

Deixando a parte burocrática com a Status Contábil, você pode focar naquilo que realmente importa: o principal objetivo do negócio. Se precisa regularizar seu negócio digital, conte com uma contabilidade digital que entende o que você realmente precisa.

Precisando de ajuda?
Fale conosco