Qual a diferença entre os certificados e-CPF e e-CNPJ? – Status Contábil

Qual a diferença entre os certificados e-CPF e e-CNPJ?

Com o mundo ficando cada vez mais digital, ações que antes exigiam maior burocracia, passaram a ser realizadas com maior agilidade e segurança por meio do certificado digital.

O Certificado Digital é um documento eletrônico que funciona como se fosse uma assinatura digital em transações eletrônicas, para identificar e representar uma empresa ou pessoa na internet.

Os Certificados Digitais mais populares são o e-CPF e o e-CNPJ, veja abaixo as diferentes funções que eles podem exercer.


Certificado e-CPF

O e-CPF é a versão eletrônica do CPF (Cadastro de Pessoa Física), com ele é possível comprovar a identidade de uma pessoa física e realizar ações que exijam essa informação, como assinatura de contratos, procurações, acesso a sites e serviços que requisitem esse documento, por exemplo.

O e-CPF é um documento eletrônico para pessoa física, portanto, não pode ser utilizado para a emissão de Nota Fiscal eletrônica.


Certificado e-CNPJ

Já o e-CNPJ é um documento eletrônico para pessoa jurídica, donos e sócios de uma empresa, portanto, é um certificado que permite a realização de diversas operações tais como, acessar o serviço e-CAC da Receita Federal, assinar documentos eletrônicos com validade jurídica, realizar procurações eletrônicas e também para emitir Nota Fiscal eletrônica.

Outra diferença importante é que o e-CNPJ permite o envio de informações trabalhistas dos colaboradores a órgãos do governo, como o INSS, enquanto o e-CPF não.


Certificado Digital A1 e A3

Tanto o e-CPF quanto o e-CNPJ  podem ser utilizados nos formatos A1 e A3, e os documentos assinados com certificados digitais têm garantia de autenticidade e asseguram a validade jurídica.

As principais diferenças entre o Certificado do tipo A1 é que ele é um arquivo de identificação gerado e armazenado em computador, e pode ser utilizado simultaneamente, com a validade de um ano. Já o tipo A3, é um arquivo de identificação armazenado num cartão com chip ou token, e tem a validade de até três anos.

Precisando de ajuda?
Fale conosco