Como fazer a gestão financeira de sua empresa? – Status Contábil

Como fazer a gestão financeira de sua empresa?

O empreendedor já tem que lidar com diversos desafios durante a rotina do seu negócio, e agora, com a pandemia do Covid-19 e todas as mudanças e incertezas ocasionadas neste momento, isso se tornou algo ainda mais desafiador. Em sua maioria, as empresas estão sofrendo comprometimentos nas suas finanças.


Saiba algumas dicas de como organizar as contas de sua empresa

Tomar as atitudes certas pode ser definidor neste momento de crise. Para isso, uma boa gestão financeira permite ao administrador saber de fato qual é a atual situação da sua empresa a partir de indicadores econômicos, podendo utilizar dados consistentes para projeção de cenários com o objetivo de manter os ganhos da empresa e honrar os compromissos assumidos.


Controle do fluxo de caixa

Para uma gestão financeira eficaz é necessário se ter o controle do próprio fluxo de caixa. É indispensável registrar todas as entradas e saídas para saber quanto dinheiro há disponível.

Além disso, fazer projeções de receitas e despesas em determinado período, considerando ao menos três meses.


Classifique os custos fixos e variáveis

A partir do controle do fluxo de caixa, já é possível classificar os custos fixos e variáveis do seu negócio. Esse rastreamento permite saber quanto você precisa gastar para manter a empresa com um funcionamento saudável todo mês.

Custos fixos são aqueles que você tem todo mês, como aluguel e folha de pagamento de funcionários, por exemplo. Já os variáveis são aqueles que variam conforme a demanda,  como a compra de matéria-prima que varia diretamente com a quantidade produzida ou vendida, na mesma proporção.


Plataforma de gestão financeira

A tecnologia é uma parceira imprescindível  para o empreendedor nos dias atuais. Uma plataforma de gestão financeira como o Conta Azul, oferece ferramentas que facilitam o controle, centralizam informações em um único local e automatizam tarefas repetitivas, como o preenchimento de dados em planilhas e a criação de relatórios.

Com a tecnologia, você vai perceber que controle diário do fluxo de caixa e a análise das informações financeiras ficarão muito mais fáceis na prática.

Com a contratação de nossos planos, você terá acesso a plataforma Conta Azul em sua versão básica sem pagar nada a mais por isso.

Precisando de ajuda?
Fale conosco