CNPJ para Arquiteto: é necessário ou não ter uma empresa? – Status Contábil

CNPJ para Arquiteto: é necessário ou não ter uma empresa?

Para que o arquiteto exerça sua profissão, não é necessário abrir uma empresa. O arquiteto pode trabalhar como pessoa física, mas na maioria dos casos é bastante vantajoso possuir um CNPJ em função da carga tributária.

Vale a pena abrir CNPJ para arquiteto?

Essa resposta depende do momento da carreira que o profissional em arquitetura está vivenciando. No início, atuar como autônomo pode ser mais simples, mas o arquiteto precisa pagar o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), seguindo a tabela geral com alíquotas que aumentam conforme o faturamento, chegando a 27,5%.

Por outro lado, na formalização e abertura de um CNPJ para Arquiteto, será possível optar pelo regime fiscal mais vantajoso, o que deve ser facilmente definido com base no faturamento do negócio. Ao abrir uma empresa no regime tributário do Simples Nacional, por exemplo, o profissional pode reduzir a carga tributária de 27,5% para até 6% ao mês.

Vantagens de ter um CNPJ para Arquitetura

Ao tributar sua renda pela empresa, as declarações ao Fisco e o pagamento do imposto tornam-se mensais, reduzindo a zero o risco de malha fina do imposto de renda. Além de não precisar mais emitir recibo, já que vai começar a  emitir Nota Fiscal de serviço para os clientes.

Possuir um CNPJ passa maior credibilidade, o que facilita na hora de negociar as melhores condições de pagamento com fornecedores e também com os bancos. Além de taxas mais baixas e mais tempo para pagar do que as oferecidas a pessoas físicas, os bancos também liberam linhas de crédito maiores a pessoas jurídicas.

Arquiteto pode ser MEI?

O arquiteto não pode ser MEI. Profissionais de arquitetura não podem abrir empresa como Microempreendedor Individual, pois não estão enquadrados nas atividades permitidas. No entanto, quem não pode ser MEI, como nesse caso, tem outras alternativas para abrir empresa.

Não tenha dor de cabeça

Para escolher o modelo de empresa mais adequado ao seu perfil, conte com uma assessoria especializada. Aqui todos os  processos são realizados de maneira mais rápida possível, sem dor de cabeça e lhe dando mais tempo para se dedicar ao seu trabalho. Toda a nossa Contabilidade é Digital, mas o nosso atendimento é sempre feito de forma humanizada – atendimento em tempo real por uma equipe especializada focando na performance e nos resultados dos nossos clientes.

Precisando de ajuda?
Fale conosco