O que pode deixar minha empresa irregular? – Status Contábil

O que pode deixar minha empresa irregular?

A legalização de uma empresa passa pelo processo de abertura, através do qual se obtém os registros e cadastros necessários de acordo com o porte e atividade escolhidos. Mas o fato dela simplesmente possuir um CNPJ ativo não garante que ela não esteja irregular.

Com suas atividades iniciadas, a empresa passa a ter obrigações a serem cumpridas. É necessário, por exemplo, manter em dia seus registros contábeis, pagamento de impostos, entrega das obrigações acessórias, entre outras coisas.


Registros Contábeis

Os registros contábeis devem ocorrer para que os relatórios contábeis elaborados anualmente possam refletir a situação financeira que a empresa se encontra, através da escrituração contábil dos eventos econômicos ocorridos, expondo ao sócio os saldos que compõem os direitos e obrigações da entidade.

É imprescindível que tal evento aconteça independentemente da movimentação financeira ocorrida no ano-calendário. Seja a empresa caracterizada como sem movimento, inativa, e com suas movimentações ativas, pois as informações expostas por esses documentos são utilizadas na entrega de obrigações acessórias que cada vez mais necessitam desses dados para sua composição.


Obrigações Acessórias

Além de formalizar as receitas obtidas pela empresa por meio da emissão de notas fiscais e realizar a apuração mensal dos impostos, bem como seu pagamento, existem as obrigações acessórias pertinentes a cada regime tributário. E ainda há aquelas que são pertinentes a todos os regimes, caso das obrigações acessórias do departamento pessoal e recursos humanos.

As obrigações acessórias são estabelecidas pela Receita Federal. Elas existem para que as pessoas jurídicas possam informar dados tributários, previdenciários, trabalhistas e contábeis.


Departamento Pessoal

Todas as empresas, mesmo não possuindo folha de pagamento, precisam entregar estas obrigações acessórias. Importante lembrar que as empresas que possuem colaboradores precisam ter o auxílio de um profissional para realizar mensalmente a folha de pagamento, a emissão das guias de pagamento dos impostos e a entrega das obrigações acessórias mensais e anuais.


Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF)

Esta declaração é feita pela fonte pagadora. Seu objetivo principal é informar a Receita Federal as contribuições retidas na fonte. Principalmente de imposto de renda, dos rendimentos pagos aos seus beneficiários, e ainda as informações pertinentes a planos de assistência à saúde.

Citamos aqui algumas das obrigações de uma empresa, é importante se atentar não somente aos impostos devidos e sim com todas as obrigações acessórias e os registros contábeis.Por isso, para iniciar a regularização da sua empresa é importante buscar a ajuda de um profissional contábil.

Precisando de ajuda?
Fale conosco