É necessário pagar impostos para vendas online? – Status Contábil

É necessário pagar impostos para vendas online?

O faturamento de pequenas e médias empresas com vendas online cresceu 118% entre fevereiro e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019. O volume de vendas no mesmo período aumentou 98%.⁣ Os números fazem parte de um levantamento feito pela Neotrust/Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado.⁣

As vendas pelo WhatsApp, Instagram,  marketplaces, loja virtual ou qualquer outro meio de plataforma eletrônica são consideradas operações de e-commerce. E é muito importante lembrar que existe encargos para quem vende pela internet, assim como para quem tem uma loja física.

Segundo o estudo, o fechamento das lojas por causa da pandemia do coronavírus acelerou o processo de digitalização de muitos negócios e incentivou o investimento no ambiente digital como principal canal de vendas durante a quarentena.

Formalizar o seu negócio é a melhor maneira para evitar as penalidades do Fisco e ainda garantir uma redução nos encargos. O empreendedor precisa estar com seu negócio legalizado principalmente para a emissão de nota fiscal, que já traz com ela o contexto do pagamento do tributo.

Imposto

Se você tem uma empresa, um CNPJ, pelo qual você faz suas operações de venda de produtos ou serviços, a tendência é que você tenha um custo muito menor do que se você pagar imposto de renda sobre esses valores que você recebe na sua conta pessoa física.

Para saber quanto pagar de impostos, o empreendedor deve se atentar ao limite de faturamento e o tipo de regime tributário.

Fiscalização

Outro ponto de atenção da não formalização é com a fiscalização da Receita Federal. Muitas pessoas não sabem que podem ser responsabilizadas tributariamente pelo fato de não pagarem e não emitirem nota, pois se esquecem que as transferências e movimentações são monitoradas pela Receita Federal

Precisando de ajuda?
Fale conosco