Como saber se minha empresa está dando Lucro? – Status Contábil

Como saber se minha empresa está dando Lucro?

Você sabe qual é a melhor forma de saber se o seu negócio está dando lucro ou prejuízo? Descobrir isso pode ser um desafio, mas é um passo essencial para corrigir estratégias e esquematizar as próximas etapas do seu negócio.

Muitos donos de negócio acreditam que terão essa resposta analisando somente o fluxo de caixa, porém, esse recurso, que mede a situação financeira do empreendimento, mostra que o empresário pagou todas as despesas do negócio, porém, não esclarece se ele teve lucro ou não.

Para avaliar se a empresa está dando lucro ou prejuízo, é essencial apurar o resultado. A apuração de resultado ajuda a identificar falhas na gestão financeira do negócio, que podem estar na precificação inadequada, nos custos e despesas variáveis ou nos custos e despesas fixas.Para uma avaliação adequada de lucro ou prejuízo, a apuração de resultado deve ser feita por um período mínimo de seis meses.

Para obter uma informação confiável a partir da apuração de resultado, é fundamental que a empresa mantenha seus controles financeiros organizados e atualizados: controle de estoque e controle de despesas fixas, pró-labore e todas as vendas do mês, independente se foram ou não recebidas.

Com a apuração de resultado é possível verificar como andam os esforços de melhoria da empresa e medir o seu desempenho, obtendo indicadores, como margem de contribuição, ponto de equilíbrio e lucratividade, que são importantes para avaliar quais ações práticas podem ser adotadas em caso de prejuízo.

Como avaliar se sua empresa está dando lucro ou prejuízo:

Faturamento – Custos variáveis = Margem de contribuição

Margem de contribuição – Custos fixos = Resultado

  • Faturamento: vendas totais no período
  • Custos variáveis: custo da mercadoria vendida (CMV) ou do serviço prestado
  • Custos fixos: despesas que existem em razão do negócio
  • Resultado positivo: lucro
  • Resultado negativo: prejuízo

Precisando de ajuda?
Fale conosco