Novidades na Declaração de Imposto de Renda 2020 – Status Contábil

Novidades na Declaração de Imposto de Renda 2020

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2020, ano-base 2019, começa em 2 de março e vai até às 23h59 do dia 30 de abril. Segundo a Receita Federal, devem declarar as pessoas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2019, entre outros casos.

A Receita Federal já liberou, no último dia 20, o programa para preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2020.

Declaração pré-preenchida

Uma das novidades deste ano é a declaração pré-preenchida para quem tem certificado digital. Ela será feita de forma automática pelo programa com base nos dados que a Receita já tem sobre o contribuinte. Isso pode facilitar a declaração, ajudando a evitar equívocos na entrega. Caso haja informações erradas cadastradas, será possível fazer a alteração manualmente no documento.

Restituições em cinco lotes

Outra alteração é que, em 2020, é as restituições serão pagas em cinco lotes, e não mais em sete, e o primeiro lote do IR será liberado em maio. Até o ano passado, os lotes começavam a ser liberados em junho. Os outros quatro lotes de restituição neste ano serão pagos em junho, julho, agosto e setembro.

Despesas com domésticos estão fora das isenções

Também começa a valer neste ano a proibição da dedução de gastos dos patrões com empregados domésticos.

Doações a fundos de idosos

O Fisco também informou que, a partir deste ano, as doações a fundos de idosos, feitas diretamente na declaração do IR, neste ano (e não somente no ano-base 2019), também podem ser deduzidas no Imposto de Renda até o limite de 3% do imposto devido. Também, ao limite global de 6% para todas deduções (incluindo doações a outros fundos).

Precisando de ajuda?
Fale conosco