Certificado Digital: O que é e para que serve? – Status Contábil

Certificado Digital: O que é e para que serve?

O Certificado Digital é um recurso que já existe há alguns anos, mas muitas pessoas ainda não sabem exatamente o que é, e para que serve esta certificação.

O que é o Certificado Digital?

O Certificado Digital é um documento eletrônico que funciona como se fosse uma carteira de identidade virtual, para identificar e representar uma empresa ou pessoa na internet. Através dele é possível fazer diversas transações eletrônicas com segurança, pois é possível validar a identidade do usuário.

Funções do Certificado

Hoje, o uso do Certificado Digital é obrigatório para diversas funções como: Transmissão de declarações, emissão de Nota Fiscal, assinatura de documentos digitais, emissão de documentos contábeis, entre outros. Ele é necessário também para acessar e transmitir declarações por meio da internet para o FISCO em geral, tais como: eSocial, SPED, DIRF, DCTF, DISO e outras.

Tipos de Certificados

Os Certificados Digitais mais populares são o e-CPF e o e-CNPJ. O e-CPF é a versão eletrônica do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e permite realizar operações na internet com a mesma validade jurídica que o documento físico. Já, o e-CNPJ, é o certificado digital para empresas, vinculado ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), que possibilita a realização de transações online de maneira segura com validade jurídica.

Os dois tipos mais comuns na rotina da empresas e profissionais são os do tipo A1 e A3. O Certificado do tipo A1 é um arquivo de identificação gerado e armazenado em seu computador, e pode ser utilizado simultaneamente, com a validade de um ano. Já o tipo A3, é um arquivo de identificação armazenado num cartão com chip ou token, e tem a validade de até três anos.

Precisando de ajuda?
Fale conosco