Quais são os termos contábeis que todo empresário deve saber? – Status Contábil

Quais são os termos contábeis que todo empresário deve saber?

A contabilidade é parte essencial de qualquer negócio, sendo de grande ou pequeno porte, é utilizada muito além das rotinas com o Fisco. Essa área é fundamental desde o momento da abertura, sendo utilizada no dia a dia, na busca por crescimento e também para auxiliar na tomada de decisões.

Um profissional contábil é capacitado para analisar pontos de melhorias relacionados ao seu setor, promover soluções e ainda deixar tudo em ordem nas obrigações tributárias, unindo seus conhecimentos ao do empreendedor de forma contínua, conseguindo alcançar bons resultados.

Confira alguns termos contábeis mais usados.

Balanço patrimonial

Este relatório demonstra de forma objetiva a situação financeira e contábil da empresa dentro de um certo período. Nele são reunidos os bens adquiridos, obrigações tributárias, investimentos do negócio e são identificadas as fontes de recursos

Demonstração de resultado do exercício (DRE)

É um relatório em que constam informações contábeis e fiscais da sua empresa e, diante disso, é possível verificar se o empreendimento está gerando lucro ou prejuízo.

Custo fixo

O custo fixo faz referência aos custos da empresa que permitem seu funcionamento diário e que não possuem alterações,  são aqueles que você tem todo mês, como aluguel e folha de pagamento de funcionários, por exemplo.

Custo variável

São aqueles custos para realizar uma tarefa diferente do habitual, algum evento ou outra situação que gere uma nova demanda, como a compra de matéria-prima que varia diretamente com a quantidade produzida ou vendida, na mesma proporção.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o documento que apresenta uma previsão das entradas e saídas financeiras, com ele é possível fazer o monitoramento dos custos do negócio permitindo a realização de projeções financeiras

Para uma gestão financeira eficaz é necessário se ter o controle do próprio fluxo de caixa. É indispensável registrar todas as entradas e saídas para saber quanto dinheiro há disponível.

Precisando de ajuda?
Fale conosco