DRE na Contabilidade: O que é e pra que serve? – Status Contábil

DRE na Contabilidade: O que é e pra que serve?

Entre as obrigações das empresas está a elaboração da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Esse documento é um relatório em que constam informações contábeis e fiscais da sua empresa e, diante disso, é possível verificar se o empreendimento está gerando lucro ou prejuízo.

Através do DRE é possível acompanhar o real desempenho da sua empresa, pois, esse relatório confronta os dados das receitas e das despesas do negócio, mostrando o resultado líquido do seu desempenho e detalhando a real situação operacional de um negócio.

Ao utilizar esse controle também como relatório gerencial, você poderá avaliar como anda a saúde financeira da sua empresa e, assim, usar as informações para tomar decisões que irão reduzir gastos e fazer seu negócio faturar mais.

A DRE é confeccionada junto com o Balanço Patrimonial, e deve ser assinada por um contador habilitado. Pela lei, o relatório é obrigatório para todas as empresas, exceto o MEI, e deve ser feito anualmente após o encerramento do ano-calendário.

Algumas informações que você pode obter com o demonstrativo, são:

  • Despesas gerais;
  • Composição dos custos relacionados aos produtos e serviços;
  • Receita total de vendas;
  • Lucro obtido pelas operações;
  • Incidências dos impostos sobre os produtos.

Por isso, o governo também utiliza as informações do relatório para averiguar se houve o pagamento de tributos de acordo com o regime da empresa, comparando ainda o lucro informado na DRE e aqueles que foram declarados no imposto de renda (IRPF).

As instituições financeiras também utilizam a DRE para verificar a situação financeira da empresa, em casos de pedido de crédito.

Precisando de ajuda?
Fale conosco