Quem está com o nome sujo pode abrir empresa? – Status Contábil

Quem está com o nome sujo pode abrir empresa?

É necessário entender que existe diferença entre estar com o “nome sujo” e o CPF irregular. O primeiro termo se refere às restrições incluídas no CPF diante de uma dívida em atraso, por outro lado, o CPF irregular pode ocorrer até mesmo para o cidadão que não tenha dívidas. Essa situação está relacionada a questões legais, podendo causar até mesmo a suspensão ou o cancelamento do documento.

Então, quando o cidadão está com o CPF irregular não é possível abrir uma empresa até que a situação seja regularizada. Mas, se o nome está sujo e o seu CPF está em dia, é possível iniciar o seu empreendimento. Porém, é importante saber que, se você está com o nome negativado, busque pelo tipo societário que irá atender ao tipo de atividade que você pretende desenvolver, além de proteger o patrimônio do negócio para que ele não seja confundido com suas contas pessoais.

Posso ter algum problema por abrir empresa com o nome sujo?

Depois de todo o processo de abertura da empresa, o “nome sujo” pode interferir quando o empresário começa a ir atrás de crédito para investir no seu negócio. Neste caso, o pedido pode ser negado ou os juros cobrados podem ficar bem altos.

Além disso, as dívidas em atraso também reduzem o score que é a média utilizada nos sistemas de proteção de crédito,  para informar se o consumidor cumpre com o pagamento de suas contas. Então, quanto mais baixo estiver, mais difícil ficará a obtenção de linhas de crédito, seja empréstimos ou financiamentos.

Assim, é uma boa opção é regularizar seu CPF antes do processo de abertura. Esta regularização é um passo importante para a saúde financeira pessoal e do empreendimento.

Não tenha dor de cabeça

Para escolher o modelo de empresa mais adequado ao seu perfil, conte com uma assessoria especializada. Aqui todos os  processos são realizados da maneira mais rápida possível, sem dor de cabeça e lhe dando mais tempo para se dedicar ao seu trabalho. Toda a nossa Contabilidade é Digital, mas o nosso atendimento é sempre feito de forma humanizada – atendimento em tempo real por uma equipe especializada focando na performance e nos resultados dos nossos clientes.

Precisando de ajuda?
Fale conosco