Posso abrir uma empresa em um endereço residencial? – Status Contábil

Posso abrir uma empresa em um endereço residencial?

Isso varia de acordo com cada cidade, e é de extrema importância que a prefeitura do município seja consultada antes de qualquer formalização do negócio. A localização oficial da empresa em termos legais é obrigatória para toda pessoa jurídica, até mesmo para o microempreendedor individual (MEI).

Em algumas cidades e em algumas circunstâncias você pode abrir sua empresa em sua própria residência. Mas, é preciso se atentar a algumas regras importantes: Verificar se a prefeitura da sua cidade permite que seja utilizado um endereço residencial; um dos sócios, ou o empresário, deverá residir no mesmo endereço que a empresa será aberta; e se o endereço residencial for em um condomínio, será preciso ter a permissão do síndico. Como alternativa, dependendo do tipo do seu negócio, você pode contar com uma sede virtual que, no caso, embora os negócios não ocorram no local, tudo relacionado à empresa é enviado e registrado no local.

A sede virtual é um endereço comercial legalizado para estabelecer empresas que precisam de um endereço fiscal, apenas para registrar seu CNPJ e comprovar um endereço junto aos órgãos competentes.

Precisando de ajuda?
Fale conosco