Nota Fiscal nas operações de Dropshipping – Status Contábil

Nota Fiscal nas operações de Dropshipping

É comum que os empreendedores digitais comecem a investir e até lucrar com o dropshipping sem ter uma empresa formalizada, ou seja, sem ter um CNPJ para vender online. O problema disso é que, apesar de ter suas particularidades, esse é um negócio como qualquer outro, e por isso é necessário que o empreendedor declare seus ganhos e pague seus impostos em dia.

Dropshipping refere-se a uma estratégia logística adotada por empresas para que as mercadorias sejam enviadas diretamente de seus fornecedores para seus clientes, eliminando estoques físicos. Nesse sentido, o dono da loja virtual atua como um intermediário entre o comprador e o fornecedor.


Como funciona a emissão de Nota Fiscal para Dropshipping?

Por se tratar de algo relativamente novo e como não há uma legislação regulamentadora sobre o dropshipping, muitas pessoas cometem erros nas suas operações. Visando evitar problemas futuros, recomendamos para quem trabalha com dropshipping abrir uma empresa, ou seja, ter seu CNPJ.

Para trabalhar com segurança, é necessário emitir uma NFSe (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica) a cada operação, já que o faturamento da empresa deve ser composto por cada Nota Fiscal Eletrônica de Serviço emitida.

Aqui na Status Contábil, além de ensinarmos todas as instruções necessárias quanto a emissão de Nota Fiscal, você terá orientações precisas quanto ao melhor enquadramento tributário, código de atividades, mecanismos contábeis e fiscais para não ter problemas com a Receita Federal.


Fiscalização da Receita Federal sobre as operações de Dropshipping

É importante ressaltar que as empresas que movimentam plataformas de comercialização e distribuição de produtos digitais, como por exemplo a Hotmart, são alvos mais fáceis de fiscalização sobre as questões tributárias, já que a plataforma tem o registro do conjunto de transações que ocorrem em todas as empresas que participam dela.

O Fisco consegue rastrear por exemplo, operações de cartão de crédito sem a respectiva nota fiscal. Muitos empresários do mercado digital não estão devidamente atentos que ao praticar suas operações estão sonegando os rendimentos oriundos da venda de produtos, o que é uma prática que certamente trará muitos problemas. Aqui na Status Contábil temos diversos clientes que trabalham com dropshipping e uma equipe já treinada e ambientada com esse novo mercado. Estudamos e avaliamos cada caso, para regularizar seu negócio e você só se preocupar em aumentar suas vendas e crescer cada vez mais.

Precisando de ajuda?
Fale conosco