Dropshipping: Como abrir a minha empresa? – Status Contábil

Dropshipping: Como abrir a minha empresa?

Dropshipping é um modelo de venda de produtos, através de sites, em que o dono da loja virtual atua como um intermediário entre o comprador e o fornecedor – normalmente da China ou Estados Unidos, mas também do Brasil.

Na prática, o site faz a venda do produto e envia o pedido dessa transação para o fornecedor parceiro. É o fornecedor quem vai enviar o item para o cliente, e o dropshipper (dono da loja virtual) não precisa ter estoque, o que facilita a abertura do negócio, já que não haverá a necessidade de grande capital de giro.

Dropshipping é legal no Brasil?

Diferentemente do e-commerce,que já tem legislação específica, o dropshipping ainda não tem legislação no Brasil. O fato de não existir uma normativa legal para a atividade gera muita insegurança jurídica, mas ilegal não é.

Para trabalhar com essa atividade, é importante estruturar o negócio adequando-se às leis existentes. Por exemplo, se os produtos encomendados pelo lojista vierem do exterior, é recomendado que o dropshipper seja uma empresa (Pessoa Jurídica) que estará realizando a intermediação entre a vontade de seu cliente em comprar determinado produto e a oferta do fornecedor praticar a venda.

Para isso, o dropshipping é enquadrado como um intermediador de negócios, visto que, ele presta o serviço de encontrar e oferecer o produto de um fornecedor para o cliente final, viabilizando o processo de compra muitas vezes de um fornecedor fora do país e monitorando a logística de entrega até o cliente.

Contabilidade para dropshipping

Para legalizar seu negócio, recomendamos para quem trabalha com dropshipping abrir uma empresa, ter seu CNPJ. Com ajuda especializada de um contador consultor, você terá orientações precisas quanto ao melhor enquadramento tributário, mecanismos contábeis e fiscais para não ter problemas com a Receita Federal. 

Aqui na Status Contábil temos diversos clientes que trabalham com dropshipping e uma equipe já treinada e ambientada com esse novo mercado. Estudamos e avaliamos cada caso, para regularizar seu negócio e você só se preocupar em aumentar suas vendas e crescer cada vez mais. 

Precisando de ajuda?
Fale conosco