Quais licenças são necessárias para abrir uma empresa? – Status Contábil

Quais licenças são necessárias para abrir uma empresa?

Alvarás, inscrições e licenças são algumas das obrigações que o empreendedor deve cumprir para abrir uma empresa. Se em seus planos está a abertura de um negócio, é importante ter ideia das etapas a serem seguidas, sabendo que é sempre mais prudente contar com o apoio de um profissional, uma vez que ele terá os conhecimentos necessários para dar andamento a todo o processo de legalização.

Um dos primeiros pontos que devem ser considerados dentre as questões burocráticas é a definição do tipo de atividade a ser exercida pela empresa e o local em que ela vai se instalar. Outro passo é definir a estrutura jurídica do negócio e o enquadramento tributário.

Em seguida, para dar continuação a formalização adequada do seu negócio, devem ser seguidos basicamente esses passos:

Consulta prévia de viabilidade para abrir empresa

O pedido de viabilidade é preenchido via formulário eletrônico ou não, para análise e determinação das pendências e instruções que o empresário deve atender para implantação do seu negócio.

Alvará de funcionamento e localização

O primeiro documento que seu estabelecimento precisará tirar junto à Prefeitura é o alvará de funcionamento e localização. Trata-se da permissão oficial para que seu negócio efetivamente abra as portas e os critérios para sua obtenção variam de acordo com o tipo de atividade a ser desempenhada ou produto vendido.

Inscrição municipal e estadual

A inscrição municipal é obrigatória para todas as empresas, já a inscrição estadual é exigida na comercialização e circulação de mercadorias, assim como nas atividades de transportes de mercadorias, transporte de passageiros, prestação de serviços de comunicação ou de distribuição de energia.

Licenças e inscrições nos órgãos de regulação estaduais e municipais

Dependendo da atividade que será exercida, a empresa precisa obter determinados tipos de licenças, como é o caso do Laudo de Aprovação dos Bombeiros, Licença da Vigilância Sanitária, Licença Ambiental ou registro no Conselho da sua área de atuação, por exemplo.

Precisa abrir sua empresa com tranquilidade e segurança? Conte com a assessoria especializada em legalização e abertura de empresas da Status Contábil. Nossa equipe realiza todas as etapas do processo prestando consultoria personalizada.

Entre em contato e agende a sua reunião!

Precisando de ajuda?
Fale conosco