Implantação do eSocial – Status Contábil

Implantação do eSocial

O que é o eSocial?

É um novo sistema de registro, elaborado pelo Governo Federal, para facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores. De forma padronizada, o eSocial registrará de forma unificada 15 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.

O que muda com o eSocial?

Com a adoção do eSocial, a forma de fiscalização das obrigações trabalhistas vai ser alterada. Hoje, uma empresa é fiscalizada quando o Ministério do Trabalho ou a Receita Federal solicitam o acesso aos registros referentes aos colaboradores. O eSocial vai automatizar esse processo, permitindo a fiscalização de forma online.

Qual o cronograma para a implantação?

O cronograma de implantação do eSocial em empresas cujo faturamento anual seja inferior a R$ 78 milhões (incluindo Simples Nacional, MEIs e pessoas físicas que possuam empregados) será assim:

Fase: Julho de 2018 – Apenas informações relativas às empresas, ou seja, cadastros do empregador e tabelas;

2ª Fase: Setembro de 2018 – Nesta fase, empresas passam a ser obrigadas a enviar informações relativas aos trabalhadores e seus vínculos com as empresas (eventos não periódicos), como admissões, afastamentos e desligamentos;

3ª Fase: Novembro de 2018 – Torna-se obrigatório o envio das folhas de pagamento;

4ª Fase: Janeiro de 2019 – Substituição da Guia de informações à Previdência Social (GFIP) e compensação cruzada;

5ª Fase: Janeiro de 2019 – Na última fase, deverão ser enviados os dados de segurança e saúde do trabalhador.

Sua empresa está preparada a adoção do eSocial em 2018? Precisando da ajuda de um especialista para fazer a migração de forma segura? Entre em contato conosco através da aba Contato ou pelos telefones: (21) 2671 1082 / (21) 98700 0575.

Precisando de ajuda?
Fale conosco