Inova Simples: Programa que facilita a abertura de startups – Status Contábil

Inova Simples: Programa que facilita a abertura de startups

O Inova Simples é um regime especial simplificado de tributação para startups que prevê um tratamento diferenciado para estimular a criação, a formalização, o desenvolvimento e a consolidação das empresas de inovação. É considerada startup a empresa de caráter inovador que visa a aperfeiçoar sistemas, métodos ou modelos de negócio, de produção, de serviços ou de produtos.

Por meio do Inova Simples, empreendedores poderão abrir e fechar startups com mais facilidade direto na internet por meio da Redesim. Para realizar o cadastro é necessário descrever a área de atuação da empresa, endereço, entre outras informações. A sede pode funcionar em endereço comercial, residencial ou misto, inclusive em instituições de ensino, empresas juniores, incubadoras, aceleradoras e espaços compartilhados de trabalho (coworking).

Após o cadastro, o empreendedor já terá acesso a um número de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e deve abrir uma conta bancária para captar recursos dos proprietários, investidores, linhas de crédito e outras fontes. O regime especial permitirá à startup, uma vez detentora de regular personalidade jurídica, a formalização de sua atividade empresarial, o acesso a capital, investimentos e contratação de pessoal, além da proteção dos direitos de propriedade intelectual atrelados à inovação.

Precisando de ajuda?
Fale conosco