A importância do Planejamento Tributário – Status Contábil

A importância do Planejamento Tributário

Empresas demandam atenção em diversas áreas, pois há necessidade de seguir inúmeras normas e regras, além de estar em dia com as obrigações fiscais. Existem vários tipos de empresas, com peculiaridades distintas e algumas com sistema de tributação mais simplificado que outras. É neste momento que o planejamento tributário se mostra extremamente importante e contribui como pilar da organização.
Quando executado de maneira eficaz, auxilia na redução de impostos, arrecadações e taxas. Um procedimento autorizado pela legislação e ainda desconhecido por alguns empresários, que acabam pagando impostos em demasia.

Importante: Para montar um planejamento tributário bem estruturado e eficiente para o seu negócio é necessário contar com uma assessoria contábil, garantindo todas as vantagens possíveis, de maneira legal.
Como elaborar o planejamento tributário?
O primeiro passo é a coleta de informações sobre a organização, através de diálogo direto entre empresário(a) e assessoria contábil. No segundo passo serão traçadas as estratégias e metas que mais se adequam ao tipo de empresa em questão. Visando sempre o desenvolvimento e saúde financeira do negócio.

Alguns pontos importantes a serem considerados:

• Atividades da empresa;
• Porte do negócio;
• Questões administrativas, contábeis, financeiras e operacionais;
• Regime tributário;
• Tipos de produtos e serviços.

Objetivos do planejamento tributário:

• Adiamento de pagamento de impostos e multas: Algumas empresas podem contrair dívidas em razão do pagamento de altos impostos e multas, prejudicando a saúde financeira do negócio. A lei pode autorizar o adiamento do pagamento de débitos, podendo ser efetuados através de regimes de caixa, onde os registros são realizados a partir da data de pagamento, ou então, de competência, onde os registros são feitos na data da ocorrência. O governo pode receber o pagamento depois da retenção da quantia comercial pela empresa, auxiliando o capital de giro;
• Aproveitamento de incentivos fiscais: A falta de planejamento tributário resulta em pagamentos de taxas a mais que o previsto. Com planejamento, algumas oportunidades podem ser melhor aproveitadas;
• Análise de desempenho financeiro: Mapear gastos, faturamento, lucro, entre outros dados para controle financeiro. A análise correta do desempenho no ano anterior permite saber qual a melhor estratégia fiscal a ser adotada no ano seguinte, com planos e metas condizentes com a realidade da organização;
• Escolha adequada do regime de impostos: Os impostos podem constituir cerca de 30% dos lucros da empresa. A escolha adequada do regime tributário é extremamente importante e cada categoria possui características e regras particulares.

Um acompanhamento frequente garante saber antecipadamente as datas de vencimentos de débitos, parcelamentos e outros tributos. O planejamento mantém a organização segura, sustentável e em dia com todos os deveres fiscais e tributários.

Conheça nossas condições e tenha total suporte e orientação correta para o seu modelo de negócio.

Precisando de ajuda?
Fale conosco